sonia hirsch

jornalista e escritora focada em promoção da saúde

Organicamente feliz

Quarenta anos atrás fui morar num sítio e plantei uma horta. O caseiro queria aplicar nela algo chamado pó-de-broca, e eu não. Tinha lido Unidade da Vida*, do Hiroshi Seó, que ensinava a misturar as espécies de modo a confundir os predadores. Ensinava também a recolher as frutas furadas por moscas e virar o feitiço contra o feiticeiro, fazer aterros com lixo verde, compostagem com o orgânico e muitas coisinhas mais. O livro continua vivo, ativo e atual, como o Hiroshi e eu mesma. Faz parte da ancestralidade das dezenas de feiras orgânicas que tenho conhecido por aí.

Gente, que Brasil maravilhoso nessas feiras! Todo mundo de alto astral, trabalhando com calma, sorriso fácil na boca e nos olhos. Se vê que os produtores têm a saúde de quem vive no campo – avô, mãe, filha, genro, netos, todos envolvidos com plantio, colheita, venda. Guardiões de sementes crioulas, ramas de batata-doce, milho preto e outras relíquias da natureza que desapareceriam se não fosse pelo amor dos agricultores.

Plantar, colher, cozinhar e comer são atividades diretas, não mediadas pela palavra.

Perceber é diferente de pensar. A pessoa olha e vê, pega e sente. As mãos vão fazendo.  O estado mental é mais calmo, como o meditativo. Chove, faz sol, venta, seca, é o que é. A muda está bonita. A árvore, carregada. Formiga apareceu ali, marimbondo acolá, olha que a borboleta vai pôr seus ovinhos na rúcula! Não pode? Não, porque dos ovos saem lagartinhas que vão se alimentar das folhas. Mas justo as minhas?

Viver a natureza de cada dia, no ritmo de plantios e colheitas, dá um toque diferente à pessoa. O contato constante com a terra recarrega energia. A observação dos pequenos sinais de vida é uma observação da vida. O grande igual ao pequeno.

Consumir orgânicos é um movimento que não tem volta. Além de ser um gesto positivo de apoio à agroecologia, repercute contra uma indústria cínica e predadora que nos empurra comida de mentira.

Gente de verdade produz e come comida de verdade.

_____________________

*tem na Estante Virtual

Categorias:comer melhor, viver melhor

Tags:, , , ,